domingo, 8 de julho de 2012


Andar de bicicleta “fortalece o corpo e a alma, além de proporcionar bem estar e benefícios ao meio ambiente”

                                   Foto: Google imagens.
Confesso que não tenho praticado com tanta freqüência, trabalhar, estudar e a vontade de não fazer nada... Mas este é um hábito saudável, prazeroso que irá render  boas historias e fotos inusitadas.

Prepare-se para pedalar.

Existem várias recomendações básicas. É necessário fazer alongamentos prévios, trabalhando, sobretudo os músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se  estivesse se espreguiçando. A cada dia que passa deve aumentar a duração dos alongamentos (isso vale também para a bicicleta estática). Para pedalar ao ar livre, não se esqueça do protetor solar, capacete, luvas, câmera digital, roupa apropriada e água. Mas como disse Fernando Lucas, ciclista há mais de 20 anos, cicloativista, e gestor da empresa www.sportix.com.br: “andar de bicicleta é democrático, cada um pode ir ao seu estilo”.

Benefícios:

Mente mais sã - As pessoas que andam de bicicleta regularmente são mais resistentes a patologias relacionadas ao emocional, como as depressões. Pedalar é um dos melhores antidepressivos.
Coração - Pedalar reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%.
Melhora as suas costas - O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam constantemente.
Para os joelhos - Com a bicicleta, os seus joelhos ficam protegidos, já que mais de 70% do corpo gravita sobre o selim. Além disso, as coxas e os glúteos endurecem.
Afasta as infecções - O exercício físico estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.
Poupa tempo e dinheiro - Já pensou em utilizar a bicicleta para os seus deslocamentos urbanos? Além de ser um exercício saudável, você economiza, já que é o meio de transporte mais econômico, sobretudo comparando com o automóvel.

Entre as suas vantagens, destacam-se:

O custo de uma bicicleta para iniciantes não é tão alto, e você não vai precisar de muita grana.  Comece com uma mais simples, e se curtir, ai sim você investe em uma bela magrela!
A bicicleta minimiza a parte do orçamento familiar dedicado ao carro, caso você a utilize também para trabalhar e se deslocar ate seus compromissos.
A utilização deste meio de transporte permite fugir aos engarrafamentos e reduz o tempo das deslocações.
Promove um bom estado de saúde, diminuindo também a necessidade de recorrer a medicamentos.
Você contribui e minimiza os impactos causados ao meio ambiente. Deixando de utilizar o carro para ir ao clube de bicicleta, ou aquele passeio no final da tarde, você reduz o consumo de recursos naturais.

Planos para andar de bicicleta

O ideal seria no mínimo, três horas por semana. Se você for pedalar somente nos finais de semana, tem de pegar leve. Comece com trajetos mais fáceis e somente depois encare uma vicinal até uma cidade vizinha. (Uma dica legal é visualizar o trajeto pelo Google Earth, e se você tiver um GPS também é legal).
 Os benefícios deste esporte começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos de pedalada.

Resultados que consegue, se pedalar durante:

10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos – Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
60 minutos – Controlo de peso e acção anti-stress.

Vá de bike!

Mais do que uma tendência ou hábito, trocar o carro pela bicicleta tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, mas isso já faz parte das políticas públicas em alguns países europeus. Ações como estas buscam solucionar problemas de mobilidade, promover a saúde da população e sanar as doenças das cidades dependentes de carro, como poluição, congestionamento e estresse.
Em Curitiba no Paraná, por exemplo, foi criada uma Lei Municipal, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DE INICIATIVA POPULAR, de 25 de julho de 2010: LEI DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (LEI DA BICILETA): institui a bicicleta como modal de transporte regular na cidade, e regulamenta seu uso, cria ciclofaixas, ciclovias e bicicletários.
Existem também Leis federais e programas como Bicicleta Brasil e a SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), que procuram estimular os Governos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal a desenvolver e aprimorar ações que favoreçam o uso da bicicleta como modo de transporte, com mais segurança.

Sustentabilidade

A sustentabilidade, para a mobilidade urbana, é uma extensão do conceito utilizado na área ambiental, dada pela "capacidade de fazer as viagens necessárias para a realização de seus direitos básicos de cidadão, com o menor gasto de energia possível e menor impacto no meio ambiente, tornando-a ecologicamente sustentável."
(BOARETO, 2003)

Bom, se você ainda não ficou convencido (a), e não acha nada chique andar de bicicleta, a grife italiana Dolce & Gabbana lançou este mês uma bicicleta com estampa de leopardo e acabamentos banhados em ouro 24 quilates.
Boa pedalada!!!

Nenhum comentário: